Um dia, o diabo aprende

aprende001
sete contos de esperteza escritos & ilustrados por peter O sagae

meu ipad de papel

 

UM DIA, O DIABO APRENDE
ISBN 978-85-922014-8-7

Encadernação Secreta Belga
Capa em Cartão Preto H40 Hörlle
Miolo em papel Offset 90g/m2
Tiragem: 64 exemplares
Formato: 14×21 cm
Número de páginas: 88
☆ Preço: R$ 60,00

sumário?

aprende005

posfácio

COM A DIFUSÃO da prensa por tipos móveis ao final do século XV, o homem da Idade Moderna veria uma explosão de materiais impressos baratos e o vento da novidade espalhando uma infinidade de folhas de papel pelas feiras, estradas e esquinas das cidades, criando assim um novo modo de entender o mundo.

As imagens desta edição pertencem a esse período bastante insano e foram feitas por artistas anônimos, além de pintores e gravuristas cujos nomes somaram-se ao emblema de famílias de tipógrafos e colecionadores de antigos livros, broadsides de baladas, panfletos científicos ou políticos etc. Algumas xilogravuras costumavam ser diversas vezes copiadas entre os impressores, livremente reeditadas e recombinadas, resultando em um processo de edição ingênuo. Ninguém estranhava ver o mesmo desenho ilustrando narrativas diferentes e atendendo a propósitos também diferentes; não era raro que um personagem pudesse receber vários nomes e existências no imaginário popular.

Agradeço a velha nova parceria, na confusão dos diabos que fiz com desenhos de Albretch Dürer, Antoine Vérard, Hans Hanberg, Hans Holbein o Jovem, Hans L. Schäufelein, Jost Amman, Maister des Hausbuches, Richard Pynson, Thomas e John Knoll & tantos, tantos outros………

 

Eu sou, como se diz em bom português…

o tanso que apalerma
o carocho que sarna
a coisa que ataranta
o caipira que conspira
o azango, o ozoneiro
o porco sujo imundo
que zaranza e engoda
malasarte, zaparelho
eu sou o desencaminhador

o nico que aborrece
o tição que ofusca
o enguiço que tolhe
o barzebu que engana
o careca, o cornudo
o tinhoso, o tisnado
que te rala e enreda
eu sou Pedro Botelho
em pessoa e simpatia!

Ah, não resisti e enfiei poesia na boca do dito-cujo… Em cada dia da semana, ele aparece com um nome diferente. Em cada história, você encontra uma divertida lição. Um dia… o diabo aprende!

lançamento

ESTE LIVRO saiu da tela para o papel em novembro de 2018, marcando nossa reestreia como os 2 no Telhado no espaço da miolinho(s) durante a quinta edição da Feira Miolo(s), a festa da arte impressa, produzida pela editora Lote 42 na Biblioteca Mário de Andrade de São Paulo.

 

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑